quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Transforme um livro numa bolsa

Transforme-um-livro-numa-bolsa3


reciclando os romances antigos, que estão engavetados, ou esquecidos. Além de fácil, é um artesanato bem original, onde pode-se criar bolsas de vários tamanhos, com custo mínimo.
Materiais:
Um livro de capa dura
Cerca de meio metro de tecido para o forro
Máquina de costura ou agulha e linha
Tesoura
Faca ou estilete
Cola de artesanato
As alças da bolsa
Marcadores de cor
Verniz (opcional)
Passo-a-passo:
Com uma faca pequena, ou com o estilete, remova as folhas do livro, deixando somente a capa dura. Na sequência, use os marcadores de cor para cobrir possíveis desgastes no livro (use cores que correspondam à area que precisa ser coberta).
Abra a capa numa posição vertical sobre um pedaço de papel, e faça a delineação do contorno. Este será o tamanho da parte interna, portanto, cuide para que o espaço fique tão grande quanto deseja.
Para medir bem, abra a capa em forma de V, como se o livro estivesse aberto em posição contrária ao seu corpo. Depois de contornar, vai conseguir um formato parecido com um triângulo. Corte o contorno, com uma folga de 4 centímetros, para que o seu corte fique maior que o desenho.
Dobre ao meio, no seguimento longitudinal, e corte o triângulo no sentido vertical, fazendo duas parte iguais. Este será o molde para o corte no tecido. Faça quatro pedaços de tecido, obtendo quatro formas triangulares.
Costure as laterais destes pedaços, costurando para o lado avesso os centímetros em excesso. Em seguida, costure dois triângulos juntos, um contra o outro, ficando o lado avesso do tecido para dentro.
Costure ao meio, no sentido da altura. Isso irá contribuir para a flexibilidade nos lados dentro da bolsa, quando esteja fechada.
Faça mais duas peças triangulares a partir do tecido. Costure uma contra a outra, unindo a bordas, ecosturando ao fundo também, mas deixando uma abertura, para virá-la ao inverso (essa abertura ficará colada no interior do livro).
Faça outra peça triangular, igual à citada anteriormente.
Corte mais 4 tiras de tecido, com os quais fará o encaixe das alças. Devem ter cerca de 2 X 3 centímetros. Costure as bordas, pelo lado avesso, deixando uma abertura também. Vire para o lado direito depois de prontas.
Estenda a capa sobre o tecido, e corte o molde, deixando cerca de 3 centímetros de sobra. Dobre a folga, e marque-a bem, passando com um ferro. Criando um painél para o revestimento interno do livro.
Fixe as alças, encaixando-as na tiras, que por sua vez serão coladas à parte interna da capa.
Cubra toda a extensão interna capa com pingos de cola, fixe metade do revestimento de tecido. Espere que seque um pouco, e repita o procedimento no outro lado. Cole os dois triângulos com a ponta para fora, numa das laterais, na duas partes da capa. Termine de afixar o lado do triângulo que ficou solto na outra parte da capa, e pronto!
Fica a liberdade de adicionar qualquer detalhe que considere mais interessante, como miçangas ou botões. Para conservar ainda mais sua bolsa livro, antes de iniciar o processo, envernize a capa, será um revetimento de proteção que vai garantir vida longa à sua nova peça.
transforme-um-livro-numa-bolsa2


Fonte:http://www.oartesanato.com/740/transforme-um-livro-numa-bolsa

Nenhum comentário: